Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->IMPLOSÕES -- 11/04/2000 - 13:02 (Luiz Torres da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
I M P L O S Õ E S

O "Aviso aos Navegantes", do Correio Braziliense de 27 de março, vale ser recortado e guardado como análise inconteste da realidade social e económica que o atual governo está praticando e o que devemos esperar nos mais próximos anos.
Diz o artigo que "o governo FHC está no perigoso rumo da implosão moral, social e até de secessão. Esse caminho, coincidentemente, definiu-se ao se aprovarem as reeleições, "sabem todos a que preço". Comenta que esse mesmo governo, para dar impressão de eficiência e estabilidade, não agiu no sentido de minimizar aflições internas.
Em seu conteúdo evidencia o descalabro das privatizações - piorando os serviços e somente favorecendo os "financiados" compradores. A dívida pública de US$ 68 bilhões chegou aos 520 bilhões (em dólares), embutindo-se nesse endividamento a inflação falsamente controlada, segundo afirmam economistas como Celso Furtado e Lauro Campos.
Diz ainda que esse descalabro macula a imagem do governo, comprometendo o futuro do país, mas que o "Brasil prefere render-se ao FMI, ao Banco Mundial e à Reserva Federal dos Estados Unidos, aumentando suas legiões de desesperados". Acrescentamos nós: não será essa uma política propícia para mega investidores, com sólidas raízes aqui?
Segundo revela ... e não cabe dúvidas, a política dos juros altos (19%) para atrair investidores externos só pode resultar no círculo vicioso da inibição da produção, impedindo o crescimento e atolar-se em dívidas que só agradam especuladores internacionais, à custa de um auto empobrecimento. Sobre o desemprego a nota é sarcástica: "Dizer aos brasileiros que se reciclem profissionalmente (o que exige gastos pessoais), para terem chance de conseguir trabalho? Estranha proposta. O desempregado não tem como bancá-la e sabe que o desemprego não poupa nem os portadores de diplomas universitários !" E acrescenta: "Esse quadro infernal propaga a violência. Fazem-se conluios entre bandidos e autoridades. Sucedem-se os assaltos aos cofres públicos, aos FAT e Fundef´s da vida, aos tribunais do trabalho, aos aposentados da previdência ... e aos cidadãos indefesos, em suas casas ou nas ruas".
Consequência disso é a agressividade regional que se está alastrando:" paulista dizendo que policiais cariocas mantém promíscuas relações com o narcotráfico e que se gritar Pega Ladrão todo o mundo corre!", certa revista carioca acha que o centro sul e o sudeste seriam ricos sem os nordestinos (os sem vergonha na cara); outros, que o brasiliense é o parasita do Brasil; que o baiano é preguiçoso e que o paulistério é uma praga destrutiva" ! ! !
Conclui a nota acentuando que "a má fé, o preconceito, a demagogia, a cegueira, a ignorància, a incompetência e a burrice desagregam e açulam o separatismo... mas, desiludidos - embora frágeis, eles podem liberar o potencial do vulcão que têm, juntos, e jogar para o alto quantos sobre ele navegam sua insensibilidade e ou irresponsabilidade"!
O que ainda se poderia acrescentar ? Cuidado com as IMPLOSÕES !(abr/oo)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui